segunda-feira, 4 de junho de 2007

Os Culpados…

Quem serão os culpados da situação que hoje se vive na escolinha? Cada um dos nossos leitores terá a sua opinião, mas o que lhe propomos nas próximas linhas é uma reflexão sobre este tema, de forma a tentar desvendar a origem do mal…

- Ministro: A escolha óbvia por parte de muitos dos que se encontram ligados actualmente àquela instituição, na realidade o ministro agiu perante dados reais detectados em várias visitas à escolinha e a sua acção é a consequência de causas anteriores. Agiu como reacção a algo, nunca poderá ser ele o responsável pela realização desses actos.

- FLB e Forasteiro: Os agitadores do momento, elementos destabilizadores da administração e cargos de topo da escolinha, relatores de segredos ocultos e pormenores escabrosos dos “cromos” retratados. Com o conhecimento que detêm e as fontes que dominam, permitem que algum do mal existente seja divulgado. Não constroem factos, apenas os relatam pelo que a culpa nunca lhes poderá ser imputada.


- Os Ensinadores: Serviçais contratados para formar os alunos, o ensino fornecido é proporcional às regalias que usufruem… Há muito que os que tinham alternativa saíram… Os que ficaram, ou não têm para onde ir, ou apenas permanecem por status ou favor. São vítimas da situação e não seus autores, não deverão ser considerados a origem do “mal”.

- A Leopoldina: A espertalhona do sítio, para ela tudo tem um preço, quer na compra, quer na venda e comprando e vendendo tudo procurou para subir na vida… Agora que chegou ao topo, prepara a sua caminhada da descida, mas esta será bem mais abrupta e rápida que o processo ascendente. Elemento sempre citado quando se fala em vigarices e jogadas de bastidores, mas se o fez foi porque tal lhe era permitido, como tal não deverá ser culpabilizada pelo que se passa da escolinha.


- O e-Dr. S.Bernardo: Reúne em si tudo o que de mau se associa ao poder local, é mal-educado, prepotente, ridículo e ignorante… Actualmente é o companheiro da Leopoldina e beneficiou desse facto para obter um grau académico ilícito. Não foi o único, mas como é espalhafatoso, foi o que propagandeou mais esse facto. A sua ligação à escolinha resume-se a esta situação e a formações de índole duvidosa que lá foram agendadas. Pelo citado, o e-Dr. apenas é beneficiário de uma ilegalidade, não o seu autor, pelo que estará isento de culpas na situação actual.

- O Perompompero: O dono e senhor do Império, acha-se acima de tudo e de todos, a sua estatura moral é directamente proporcional à física, em tudo quer mandar, tudo quer influenciar, faz vida de empresário bem sucedido na vida, com bons carros, casas e sustentando amantes um pouco por todo o lado. Ainda não percebeu que o mundo não gira em seu redor, acha-se vítima de uma cabala que procura combater, qual D.Quixote perante os moinhos… Com a sua visão turva, procura defender o que lhe resta, depois de ter ignorado todos os factos e rumores que apontavam para o desfecho que se concretizou recentemente. Por incompetência, ignorância, ganância e por se rodear de outros como ele, destruiu o que amava, por esse facto deve ser atenuada a sua responsabilidade

- Os Alunos: Pagam para lhe ser ministrado o conhecimento que lhes permita ostentar um curso superior e procuram obter esse desiderato da forma mais cómoda e menos exigente possível. Assistiram a tudo passivamente, desde a degradação do corpo docente e qualidade de ensino, aos turbo-diplomados, às pressões e agressões a colegas, à realização de actividades de cosmética e de dimensão faraónica, aos ad-doc’s milagrosos, aos acontecimentos nos seus semelhantes, aos sinais exteriores de riqueza ostentados por parte de quem comanda a instituição… E com tudo compactuaram, porquê? Por acharem que de tudo podiam retirar benefício próprio em forma do sempre desejado facilitismo, nunca se lembraram que tudo podia acabar rapidamente e nessa altura nada restaria e o currículo deles e dos seus antecessores ficaria para sempre manchado. Como eliminar 5 anos da nossa vida (no mínimo) sem se notar muito? Como evitar a chacota pública de amigos, vizinhos e conhecidos perante este resultado? Quem paga deve exigir SERIEDADE, QUALIDADE e PROFISSIONALISMO, qualquer um destes adjectivos estava arredado daquele lugar vai para muitos anos… Estes são os verdadeiros culpados de tudo e simultaneamente são as suas vítimas… Como é uma situação irónica, uma verdadeira pescadinha de rabo na boca. Claro que hoje todos se sentem vítimas e procuram em terceiros a responsabilidade daquilo em que foram coniventes e beneficiários.

Está na altura de assumirem responsabilidades, de se organizarem, de mostrarem ao mundo que muitos e com uma causa podem mudar o rumo do inevitável… Não estamos a falar da manifestação já falada nos bastidores, estamos a falar de uma limpeza de todo o mal a que estiveram associados, de uma atitude de força e de relato de tudo o viveram e assistiram, o provocar da queda da máscara de todos os actores que vos guiam, Basta! Acham que a confrontação com as leis do estado vão levar a algo? Os exemplos passados não vos ensinam nada? Se tiverem que cair, que caiam com honra e dignidade e que pela vossa vida fora tudo isto fique marcado nas vossas consciências e que desta experiência possam retirar conhecimentos para evitar desfechos idênticos em situações futuras…

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom, com a devida vénia à Confraria das Bifanas, a culpa é do Suzuki.
Aquele rapazinho japonês que estuda nos Estados Unidos (estuda nos Estados Unidos? isto é-me familiar: diploma, states, diploma).

Para saber quem é o Suzuki, queiram ler o post de 31 de Maio "a rapidinha da tarde!" da tal Confraria.

Anónimo disse...

coitadinho do Flb...os alunos estao a marimbar-se para os seus devaneios!Basta de Flb,de um louco movido pela sede de vingança obcecado!não somos carneiros,nao andamos às tuas ordens,e se andarmos às dos outros não tens nada a ver c isso,o q é q tens a ver c a uiff?não vamos ser um meio para alcançares o teu fim!ve la é se tens coragem de dar a cara e de enfrentares as pessoas às claras,ou não és homem para isso?eu sei q és uma amostra de homem,para isso e para publicares este post,tu é que és um ditador!então publica..fico à espera flb...

Anónimo disse...

Vai custar a muitos ler este texto, contudo apresenta a irrefutável realidade... Foi a complacência dos alunos para com tudo o que pela UIFF se foi passando que acaba por gerar este triste desfecho. Como disse, custa ler mas é a verdade... Todos sabiam, pelo menos, parte das histórias, mas nada foi feito. A "escumalha de corruptos, incompetentes, ignorantes interesseiros e afins" fez o que bem quis e lhe apeteceu sem qualquer tipo de oposição. Mas no fim, claro, o pirata sou eu...

Anónimo disse...

Jack Sparrow, tu tens toda a razão.
A maioria desses alunozecos, estão-se nas tintas para a UI. Enquanto oa papás chutarem pilim para as casas, carros e propinas eles estão bem! Sempre foi o " tou-me a cagar". Esforçar-me? Eu? Nã... isso dá-me muito trabalho. Preciso é de não me cansar muito...
Cada um tem aquilo que merece.