terça-feira, 19 de junho de 2007

Com siso, é claro!

Como é do conhecimento de todos, a Sexta-Feira passada, dia 15 de Junho de 2007, foi data festiva na instituição até aos nossos dias conhecida como “Universidade Internacional da Figueira da Foz”, essa celebração foi alvo de relato na imprensa local e nacional… O FLB dedicou-se a analisar um desses relatos:

De acordo com notícia do “Diário de Coimbra” o “Dr.” Javier de Vigo (curiosamente deixou de usar o título académico nestes meses mais recentes, porque será?), como forma de “descansar” alunos e familiares, anunciou que os seus advogados (presumimos que sejam muitos, já que estão em inúmeras frentes…) entregaram no Tribunal Administrativo de Lisboa duas providências cautelares e na próxima semana irá dar entrada uma acção para “anulação do despacho” do ministro… Acreditamos piamente que nesta fase já os pais e respectivos rebentos estivessem todos a suspirar de alívio… Com garantias destas quem não estaria! Mas o momento mais sublime do discurso de tão elevado Sr. / Dr. (riscar o que não interessa) foi quando o mesmo afirma que nessa altura (em 2004) a crise era terrível, e a da instituição até aos nossos dias conhecida como “Universidade Internacional da Figueira da Foz” esteve à beira do encerramento… Todos nós, seres informados e interessados no ensino superior nacional, sabemos que desde 2004 até aos dias de hoje a situação se modificou drasticamente, com adesões substanciais de alunos e gestões profissionais e competentes, de tal forma que o panorama actual do ensino superior privado é bastante positivo e em franco crescimento, com Universidades a abrirem por tudo o que é canto deste nosso pequeno rectângulo à beira-mar plantado…

Outra afirmação já esperada por parte do Sr. / Dr. (riscar o que não interessa) Javier de Vigo, foi a de que a Universidade Internacional da Figueira «continua com corpo docente inigualável», aí concordamos nós e o Sr. Ministro também, pois pelos dados comparativos actuais, dificilmente alguma Universidade consegue ter um corpo docente do calibre do existente… O FLB afirma até, sem margem para dúvidas, que num raio de 30 km’s com epicentro na Figueira da Foz não há corpo docente como este (por favor, não contar com os meses de Julho e Agosto, que é quando os Professores Doutores e Mestres de Coimbra vêm a banhos…).

Outra passagem bastante interessante da já referida notícia está relacionada com as declarações do adjunto da administração, o “professor” Paulo Santarém, que afirma existir alguma expectativa relativamente às novas inscrições de alunos na instituição até aos nossos dias conhecida como “Universidade Internacional da Figueira da Foz”. Aliás, o FLB afirma mais, estamos expectantes para ver se há “uma” inscrição nova na tal instituição de corpo docente inigualável …

5 comentários:

Anónimo disse...

Eles sabem muito bem que, às vezes, o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Afinal, segundo o jornalista Branca de Neve (ex-Moreno), a UIFF foi alvo de uma “exaustiva inspecção de rotina” durante várias semanas. Sim, em 2007, há um parzinho de meses. Foi exaustiva e deu no que deu. Claro que dá mais jeito falar em 2004, uma espécie de “tempo da outra senhora”, do estilo “nós nem estávamos cá”.
Mas eles também sabem muitíssimo bem que a questão da falta de corpo docente é apenas uma peça do puzzle do encerramento. Afinal não é só no CDS que existem Jacintos Capelos Regos.
Certamente assessorados por grandes vultos das Ciências da Comunicação, também sabem que convém ir lançando uns “soundbites” cá para fora, para não deixar morrer as inscrições daqueles mesmo muito distraídos.
Ainda assim, e juridicamente falando, com tantos advogados, e se forem do mesmo calibre do Corpo Docente, não só anulam o Despacho do Ministro como revogam a própria Lei Orgânica do Governo. Afinal, eles estão habituadíssimos a grandes vitórias jurídicas. Não se espantem se daqui a uns tempos, sair alguma revista de Jurisprudência totalmente dedicada aos Acórdãos favoráveis a tão prestigiada Instituição, em todas as áreas do Direito.
Cá para mim, e com tantos vultos “inigualáveis” ainda anunciam o Tony Blair como Reitor. Depois percebem que leram mal: foi convidado para Reitor da Universidade Internacional, mas de Florença. Mas, com o barulho das luzes das conferências de imprensa, e uns quilometrozitos de distância, os mais distraídos não percebem a diferença.

Anónimo disse...

Estes transeuntes do ensino superior só foram possíveis porque o Estado se demitiu das suas funções relativamente ao Superior. Seja nas públicas seja nas privadas o Estado marimbou-se e escudado nas autonomias deu carta de alforria a toda esta gente. Diga-se, por ser verdade, que nas públicas a coisa está disfarçada fruto da qualidade dos docentes e do trabalho de investigação que se vai fazendo. Mas a balda também existe.

Mas nas privadas instalou-se o circo. Como a casa foi construída pelo telhado, por muitos remendos que façam já não há salvação possível. Restam a Lusíada (apesar daquilo da Fundação Minerva ainda vir a dar estalo) e a Lusófona que parece ser a melhorzinha mas que não está livre de um dia destes estourar, tão grande é o investimento que tem (cheira-me a esturro).

Tudo o mais, UI, Uni, Modernas, Portucalenses e afins deviam ser riscadas do mapa, deviam criar-se novos modelos de instituição e fazer nascer de novo só aquelas que mostrassem condições.

O Sr. Vigo é um artista. Quem o conhece bem sabe disso, e ele nem disfarça. É verdade que recebeu um aborto das maõs do Pereira e da velhota. Mas a pergunta é porque razão quis ele receber um aborto?

E desde que o recebeu não se lhe conhece nada de bom. O aborto continua a ser um aborto e o resto é conversa. Se a UIFF ainda se safa não sei, não conheço. Agora a UI de Lisboa? Pelo amor de Deus! Deem um tiro naquilo, acabem com a miséria daquela gente. Universidade aquilo? Aonde? Em que país? Nem em África existem istituições miseráveis como aquela.

já agora, o Sr. Vigo anda muito entusiaismado com os juristas da casa. Devem ser aqueles, daquela família brilhante, que tem enterrado a casa há longos anos. Se eu fosse ao Sr. Vigo eu não me deixava arrastar em euforias. Olhe, um conselho, se quer juristas decentes, que podem ajudar a casa sem receber um chavo, vá ter com os muitos e bons que de lá sairam. Se lhes der a garantia de que as coisas mudam, a começar por si, pode ser que o ajudem. A si e á UI. Se não, olhe, boa viagem.

Anónimo disse...

Já há várias para tua informação

Anónimo disse...

Tangas! Dá.me um nome, um só que não seja daqueles engonhas que andaram a lamber as botas às administrações. à borla? Qual? Um nome. Um só! Há vários...esses vários devem ser daqueles que querem a UI em ventilação assistida para irem sacando uns cobres. balelas. Quem tenha um pingo de diginidade na profissão, quem sinta a UI como algo de dente de digno não compactua com coisas destas. Só a linguagem arrepia. Agora querem que os outros olhem para aquilo e vejam um projecto pujante...aquilo tornou-se numa tanga e os nomes todas a gente os conhece. E estes não são melhores, só t~em melhor aspecto.

Anónimo disse...

hum...o flb bem tentou durante um tempo dar liberdade de expressão ao blog mas cedo apercebeu-se que nao era a melhor estrategia e assim regressou à censura...mt bom..já agora qual o motivo dos comentarios serem moderados se aqui metem-se nomes às claras?so pq sao os que interessam?
tens coragem para publicar isto?...a ver vamos..