terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Manual

Numa das edições da transacta semana do pasquim “As Beiras”, era referido com grande pompa e circunstância que o manual de protocolo do futuro ex-Vice-Presidente da Câmara era já manual adoptado por uma Universidade de Lisboa… Que noticia tão vaga, faz-nos questionar sobre a formação jornalística do autor de tal “pérola”, senão vejamos:

Nas disciplinas dos cursos superiores de instituições credíveis, seguem-se normalmente vários autores e várias obras, se existir um documento guia, esse normalmente toma do nome de sebenta. Isto de se seguir um único livro ao longo de um ano ou semestre é mais para o ensino secundário, mas claro, só quem lá andou é que sabe…

Em Lisboa existem numerosas universidades, seria importante saber em pretensa instituição tão distinto manual foi adoptado, e já agora qual a fonte de tal informação.

Existindo uma disciplina, numa universidade de Lisboa, que adoptou de facto o livro, como este foi lançado apenas na passada semana, isso significa que nas 5 (cinco) semanas anteriores que já leva o presente ano lectivo, os alunos não tiveram aulas por falta da tal “Bíblia”.

Aguardamos para a presente semana a notícia de que Rocheville se prepara também para adoptar este manual para os seus bem sucedidos cursos de ensino à distância. Ao fim e ao cabo é uma obra de uma das suas figuras mais prestigiadas… Terão é que providenciar rapidamente uma tradução para inglês, mas mesmo isso não será certamente problema para tão letrado autor…

Sem comentários: