terça-feira, 29 de maio de 2007

Um belo dia…

Agitação, reuniões, imprensa, bandeira a meio caminho da descida total, frases “choque” em lonas (…as frases estão um pouco fracas, podiam ser solicitado ajuda deste vosso escriba!) e actualização do site! Este último aspecto é fantástico, uma instituição que tem um espaço na web menos apelativo que este blog, efectuou finalmente uma actualização à sua janela para o mundo…

Os alunos mais distraídos da UIFF, se optarem por ir consultar os seus horários on-line vão certamente faltar às aulas, ele é cadeiras do 1º semestre, ele é docentes que já saíram… Talvez o técnico informático da casa tenha passado os últimos meses a “tratar” do FLB e não tenha tempo para o resto… Pelo menos tem mostrado serviço! Mas a actualização do website foi efectuada por um bom motivo… Para o FLB é sempre interessante confirmar que quem assinou a “sentença” da UI (e UIFF) é um antigo “vizinho”, portanto alguém que vos conhece muito bem… Depois o comunicado “oficial” é digno de um panfleto de luta sindical, postura em que nunca esperámos ver o “Dr.” Javier de Vigo! Como sempre, marcam presença os inevitáveis erros ortográficos, é que o Word não corrige tudo… Para finalizar o “Dr.” Javier de Vigo esqueceu-se de assinar o documento, não sabemos se em memória dos antigos problemas de identidade ou pelo facto de o autor do texto ser um qualquer servo.

O FLB confessa que aprecia a coragem do “Dr.” Javier de Vigo em todo este tumultuoso processo, até Sexta-Feira (Viernes) estava mesmo à beira do abismo, no Domingo, com a sua atitude e postura agressiva, deu o passo em frente…

Os links:

http://www.uinternacional.pt/notificacao.jpg

http://www.uinternacional.pt/comunicado.pdf

5 comentários:

Anónimo disse...

Eles continuam a saber!

Eles continuam a saber que não mostram nada que o Ministério não tenha já visto. Até viram o que eles não queriam mostrar!

Eles continuam a saber que é feio lançar suspeitas contra 3ºs: existem outras Instituições que têm contabilidade paralela? Existem outras Instituições que têm pólos de conveniência? Estão a fazer acusações a quem?

Eles continuam a saber que os cursos não funcionam por "rigor académico" (leia-se FALTA DE ALUNOS).

Eles continuam a saber que o rigor académico coloca a Licenciatura em Direito no último lugar do ranking. Se fosse futebol descia de divisão.

Eles continuam a saber que receberam dois Despachos, para cada uma das Universidades.

Eles continuam a saber que não pode haver duplicação de coisas que não existem. Se tivessem aberto a Licenciatura de Matemática saberiam que zero x zero é zero.

Mas novidades têm sempre: uma nova Licenciatura em "Turismo de Barco e Barcaça". Já convidaram Profs e tudo! Basta ver dois posts abaixo!

O que eles continuam sem saber, é Direito Administrativo. Se soubessem poupavam algumas perguntas no Comunicado.

O comunicado não está assinado por uma simples razão: o do MCTES vai assinado com "Prof Doutor António Dias" e, segundo o Despacho do Ministério, a Universidade Internacional Doutor só tem um, e a tempo parcial. Também há um outro, mas tá a mil e tal km de distância. E não podiam ficar mal vistos.

Anónimo disse...

O que é triste em todo este processo é que é uma morte anunciada. Desde que se mudou para a Quinta da Vitória. Lembram-se? Quem lá foi percebeu logo o gato pela lebre. As instalações eram claro muito mais amplas. Mas percebeu-se que era fogo de vista. O local era desadequado. Quem não se lemebra da exposição de tractores em frente á UI? E ao lado a citroen? O local era esconso, sem transportes. Para os alunos da noite era um martirio. Mas ainda eram tempos folgados. Na altura o que contava era o pilim. Meteram umas centenas de alunos nuns armazens sem condições. Tudo à vista de toda a gente. O Prof. Adriano Moreira que depois veio a presidir ao CNAVES dormia bem com isso? Com isso e muito mais.

Depois veio a legislação do aperto, aquela que acabou com a rebaldaria. Como durante anos a SIPEC andou a brincar às universidades não estava preparada. Começaram os problemas. Não havia alicerces. A UI Estava presa por arames. Estava dominada por lobis que só queriam o pilim. Ideias nenhumas. Quando falta o pilim os ratos abandonam o barco. Deixam o velho Pereira Neto e a Velhota á frente do barco que afunda. Os alunos desaparecem, os professores fogem. Começam os salários a atrasar. As dívidas a acumular. Começa a dever-se à segurança social e ao fisco. Os sinais já vinham do tempo em que o pé foi maior que a perna. Abrantes e Chaves tinham desaparecido. A ansia de marcar outras zonas do País era tanta que nem se olhou a estudos, nem se olhou a potencial, nem se olhou a nada. Professores houve que iam de avião para o porto e vinham, com motorista para levar a Chaves para darem as aulas à pressa. O pólo de Abrantes foi encerrado compulsivamente pelo MEducação.

O caso UI não nasce de um dia para o outro como o Sr. Vigo quer fazer crer. É verdade que ele tem pouca quota de responsabilidade, o mal vinha de trás, mas a verdade é que le com o seus pezinhos de lã não fez nada. Espetou com nomes de Universidades nas vergonhosas salas de aula da UI (sala Yale e Cambridge e o catano) e visão estratégica zero. E dinheiro para investir zero! Rodeado pelos cancros da UI, Britos e Martins e quejandos, não descansou enquanto não acabou com a coisa.

Perseguição? Mas uma pessoa normal que entre na UI não percebe logo que aquilo pode ser tudo menos uma universidade?! Dois cursos um dos quais com 30 alunos? Um doutorado?! Meia-dúzia de Mestres?! Instalações indignas, manhosas, alunos mais que suspeitos com passados académicos mais que duvidosos!? Aulas com 3 e 4 alunos? E os mestrados? E os doutoramentos? Tudo pelo cano abaixo!

Agora aparece o Dr. Brito. Já cá faltava. mais cursos? Então e os 5 cursos quem em 2000 foram indeferidos? E os outros 5 que estão autorizados? Não têm procura? Pois não, porque a UI é uma lástima. Se tiver de concorrer de igual para igual com outras não conquistou o seu espaço. Só lá vai quem não consegue noutro lado.

Na UI sempre se premiou a mediocridade, sempre se afastaram aqueles que queriam apostar no sucesso do projecto universitário, sempre se acarinharam os manhosos que só queriam as massas. Este foi o grande mal da UI, desde sempre.

Anónimo disse...

caro FLB estou com uma preocupação pertinente, acabei de ler o Despacho do sr. Ministro e o brilhante comunicado do sr. presidente do Conselho de Administração, há qualquer coisa que falha, poruqe segundo o "Dr". Vigo, os dados são de 2004 e o Despacho refere-se precisamente ao ano lectivo em curso, será que me podem ajudar a entender o que se passa? e quais as consequências deste despacho??

Anónimo disse...

de fontes credenciadas soube que por um lado estão a aceitar matrículas por outro lado não passam certificados aos alunos!!!
O que é que se passa na tão falada escolinha???

Capitão Merda disse...

Encontrei este "blog" e noto que têm aqui um "link" para a minha naviarra...
Voltarei para uma visita mais atenta...
Cumprimentos