segunda-feira, 28 de maio de 2007

O Desgosto

Estamos bastante desiludidos… Esperávamos ter o exclusivo dos processos do “Dr.” Javier de Vigo, mas afinal lá teremos que partilhar esse desiderato com o Sr. Ministro Gago e talvez com o Estado Português (…seria bastante curioso ver o professor Cavaco sentado no banco dos réus!).

Gostámos bastante de ver a postura arrogante e autoritária do “Dr.” Javier de Vigo na nossa televisão pública, há que saber levar o teatro até ao fim garantindo a integridade do personagem… Este facto nós aceitamos e respeitamos, custa-nos a crer é que ainda existam almas que confiam no que é debitado pelos lábios de tal senhor, que acreditam piamente que tudo isto não passa de uma cabala organizada contra pessoas de bem e que aquilo que nós vemos e em que acreditamos não passa de uma realidade virtual, criada por mentes preversas... Para esses repetimos hoje o nosso apelo: ACORDEM! Já é tempo de abrirem os olhos, de saberem distinguir o preto do branco, de pensarem com a vossa massa cinzenta, de terem a noção da pequenês (… que não apenas física) da vossa principal referência, de exigirem... No fim de tudo, vocês é que são o cliente e estão claramente a ser mal servidos…

Uma palavra ainda para o Sr. “Misturas”… Como pessoa que ocupa cargos de responsabilidade na organização académica, julgávamo-lo minimamente informado! Para tal bastar-lhe-ia ser leitor deste nosso espaço... Pelas suas declarações tal não se verifica, resta-nos lamentar e ao Sr. “misturas” resta-lhe fazer as malas para uma nova aventura deste verdadeiro “Globetrotter” do nosso ensino superior…

16 comentários:

Anónimo disse...

Eles sabem!

Além de demorarem 48 horas a reagir, o fazerem ao Domingo (com medo de quê???), de não permitirem perguntas por parte dos jornalistas (nem todos são de “As Beiras” não é?), eles sabem muito bem!

Eles sabem que o número totalmente insuficiente de Docentes (se não pagam não têm, é lógico) é só a cereja no topo do bolo. Para mandar fechar a coisa, o Ministério nem precisa de usar mais nada. Basta isso. E eles sabem.

Eles sabem que têm Estatutos caducados há muito. Eles sabem que têm versões de Estatutos na gaveta, que deveriam ter sido aprovados e não foram.

Eles sabem que vivem na ilegalidade. Eles sabem que designaram um(a) Secretário-Geral ao arrepio dos Estatutos. Eles sabem que o mesmo “tem que ser obrigatoriamente professor do Ensino Superior”. Eles sabem que não basta dar uma “cadeira” a SG a leccionar para a tornar docente. Eles sabem. A culpa não é dela, a média de Curso é que não chega.

Mas eles também sabem que tiveram órgãos sem funcionar diversos anos. Eles sabem que, depois das denúncias, tiveram que andar a correr para por determinados órgãos – Conselho Pedagógico, Conselho Científico – a funcionar. Ou pensam que contratar professores na Comunidade Valenciana, que se fazem presentes via videoconferência, os levará a algum lado?

Eles sabem isso e muito mais, por isso se indignam.

E os alunos? Alguns alunos (tal como a “ninhas”) deviam exigir! Mas será que alguém que escreve “DEMIÇÃO” tem capacidade para exigir o que quer que seja? Duvido. Mas deviam exigir , por exemplo, que a Administração mostre nas aulas os nomes sonantes que disse ao jornal As Beiras que estava a pensar contratar. E a Associação Académica? Que vem hoje dizer ao inefável J’ Alves?? Que estão cursos em aprovação??? Pegue no telefone, ligue para o Ministério, e talvez tenha uma surpresa. Diz que os Professores que tem são qualificados? Certamente serão mais do que qualificados. São beneméritos, a trabalhar de borla. Mas não chegam. Todavia, se a própria Associação Académica acha que tem os Professores necessários, é porque não merecerá mais. Nem tem interesse numa Universidade a sério. Anda na Universidade porque parece mal com essa idade brincar aos Legos.

Mas eles sabiam que a bomba ia estoirar, só não sabiam quando. As noitadas, as grandes noitadas a tapar buracos, e a destapar outros, indicavam isso. A política da fuga para a frente continua, vai sempre continuar, até ao fazer das malas. Até estão “despreocupados”! Pois claro que estão! Bode expiatório já há. Ela sabe quem.

Eles sabem que vão passar os próximos tempos a conhecer os Tribunais. E uma coisa é certa: correm quase todos os ramos do Direito: Administrativo, Trabalho, Cível e, eventualmente, Criminal. Eles sabem que o cerco aperta. Por isso se irritam. Por isso tentam chamar os “distraídos” para a sua causa perdida. E alguns distraídos, em vez de exigirem a mensalidade que pagam, caiem que nem uns patinhos. É preciso é canudo, o resto que se lixe.

Anónimo disse...

ora aí está, forasteiro, já te caíu o verniz, a máscara caíu.....vamos os dois dar uma voltinha um dia destes nos moliceiros, mas espero que saibas nadar porque o teu banquinho está reservado para ti!!! hasta la vista.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Também posso ir? é que eu gosto muito de passeios de barco!

Anónimo disse...

Quase chorei de emoção com o convite! Obrigado, obrigado, obrigado! Mas como sei que são pessoas endinheiradas, podem fazer a fineza de trocar o moliceiro por uma Gondola? Já que falam em máscara lá o Carnaval é muito mais elegante. Pena não chegarem a Fevereiro. Por isso, também ouvi dizer, que no Sena há uns barquitos que servem refeições a bordo. Daquela "neuvelle cuisine" que tanto aprecio! Não, pensando melhor o Reno é sempre o Reno. E à noite é muito bonito. Assim quando cair ao rio, deixam de me ver. Bem, mas confesso que estou indeciso com a emoção: nunca fui ao Kremlin, e no Mokba também deve haver muitos barquinhos. E como agora se aproxima o Verão - e tem que ser em seis meses - era uma boa ideia. Bem, façam como quiserem, só não escolham o rio Amarelo, que para isso já basta o vosso sorriso. Só uma dúvida: de que cor querem que leve o fato de banho? E quando cair ao rio? Querem que nade de bruços, crawl, mariposa, ou de costas?

Melhores cumprimentos. Arrivedeci (já a pensar na Gondola)

Anónimo disse...

Por mim podes Capitão Iglo! Eu tenho banco reservado e encolho-me um bocadinho. Mas não sei quem me convidou! Só vou se quem me convidou de forma ameaçadora for vestido com bikini e a cantar em voz alta: "Yo salgo con el Forasteiro porque lo quiero ahogar! Y lo quiero ahogar porque soy una matrafona!"

Anónimo disse...

eu gostar gostar gosto mais e das mamas tipo figo seco da mexicana e do pote de banha da peromzita essa marronita

Anónimo disse...

ao forasteiro apenas digo: abre os olhos e tem atenção de como tentas corrigir os outros...porque corrigir outras pessoas com novos erros,é ser ainda mais burro...
mais um pomenor, abriram guerra com alunos, docentes, funcionários e administração...mas esta guerra vai ser nossa, custe o que custar...
engane-se aquele que a UIFF deixará de existir...
até podem aparecer 1000 FLB's...
a UIFF nasceu na Fig Foz, e morrerá cá...daqui a muitos anos, acreditem nisso...
Ana..."a tal «ninhas» que nem sequer a copiar, sabem escrever"

Anónimo disse...

A UI transformou-se numa mentira. Já o era com os anteriores totós de Lisboa. Foi sacar até não poder mais. Quando a coisa perdeu o brilho e ficaram os problemas os espertos fugiram e deixaram a velhota e o velhote (mais uns parvos pelo meio) a cuidar dos cacos. Depois veio o espanhol. Muita esperança, muita simpatia, muito optimismo. Tudo por água abaixo. A sangria foi completa. Aquilo é um antro. Em Lisboa, na Figueira não sei, nunca vi. Ainda diziam que era melhor que Lisboa. Mas afinal também estava podre. Como é que alguém consegue falar em normalidade institucional? Basta entrar à porta em Benfica. Salas desertas, cursos só à noite, cromos a darem aulas (salvo os poucos com categoria). Sem órgãos a funcionar, com uns livros de termos de fugir do cheiro que deitam, com pautas inimagináveis, com alunos que são autênticas portas de correr e que se "licenciam" com notas magnificas. Basta olhar para o site da UI, parece que vende banha da cobra. Ele são carros, pc's. E o acordo com o Bicho? É o bicho é o bicho!!! Cursos que deixaram de funcionar em nome da qualidade? A UI tem 7 cursos aprovados em Lisboa! Funcionam 2!!!! Se é que funcionam?!!! Aquilo é funcionar? Sou ex-aluno da UI e nunca, nunca tive dúvidas de que ia dar nisto. E vamos ver se não dá em pior. O processo da Quinta da Vitória, a vergonha de dividas de anos a professores, as péssimas condições daquele edificio em sete-rios, só isso deveria dar encerramento. Os milhões que alguns meteram ao bolso! E o que fica? O que ficou para criar um projecto universitário digno? As promessas que se fizeram! Os enganos, as mentiras.

Perseguição Sr. Vigo? Tantas vezes que o senhor e os seus amigos foram avisados. Por gente de bem, gente que gostava da UI mas que VExa transformou em inimigos da SIPEC. Perseguição? Era perseguição a avaliação do CNAVES que dava o curso de Direito da UI como o pior classificado a nível nacional? Era perseguição o indeferimento de 5 cursos mal estruturados que se destinavam a encher mais uns bolsos? Era perseguição a quantidade de avisos do Ministério que chegaram á UI a relembrar a falta de condições, a falta de estrutura?

Há despachos publicados em DR onde está tudo escrito, sobre os docentes, a biblioteca, as instalações. A tudo a UI se marimbou.

Vamos ver.

Anónimo disse...

Forasteiro não quer dizer o seu nome verdadeiro?
É que gostava de lhe dar um trevo. (é como encontrar um trevo na tromba de um elefante.)
Só um comentário.
Penso que sabe mais que o Sr. Ministro. Sabe mais que a própria administração.
Depois do seu passeio de barco eu levo-o numa BUGA mas sem selim. Melhor eu levo-o ao barquinho de BUGA assim vai mais preparado para o seu banquinho reservado.

Anónimo disse...

É pá, paguem lá a viagem de barco e deixem de me ameaçar. Posso levar amigos? E é preciso levar farnel, ou oferecem uma bucha?
São lunáticos? Mas que guerra? Andam a ler Clausewitz fora do contexto e sai asneira.
É obvio que a UIFF nasceu na Figueira (olha as iniciais!). Se tivesse nascido em Abu Dhabi chamava-se UIAD! Quanto a morrer na Figueira é que já não concordo. Morre nas Laranjeiras onde fica o MCTES.

Anónimo disse...

avaliação. As universidades públicas não escapam ao crivo dos avaliadores. O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) merece nota negativa em nove indicadores de dois dos seus cursos. Em alguns relatórios o indicador insuficiente refere que os problemas são susceptíveis “de evolução em sentido positivo, se forem adoptadas orientações correctas, com esforço e o tempo adequado”. Mas nas conclusões, a comissão avisa que “em caso de persistência desta avaliação, merecerá consequências negativas por parte da tutela”.
in http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/universidades/pt/desarrollo/967426.html

Anónimo disse...

E depois ainda me chamam a mim pirata...

PS: Se for para andar de barco e beber uns copos ainda me colo ao convite para o forasteiro...

Anónimo disse...

olha porra e eu a pensar que morria em costoias e vale judeus!!
sou mesmo burro!!
Olha lá amigo forasteiro, posso ir ctg nos passeio da Buga?
é que adoro aveiro e tenho um fascínio e carinho especial pelos ovos moles...fazem-me lembrar o Perom e o atrasado do capanga capado dele, um tal verdinho que fala como o gajo das chamadas grátis
A mim tiveste o azar de me ameaçar xarolez andaluz e vitelo amarelado agora assinaram a vossa desgraça seus pilantras

Anónimo disse...

Oh anónimo, saber mais do que a Administração até o Pato Donald sabe. Se fossem competentes, não tinham deixado chegar isto onde chegou.

Quanto ao meu nome, não seja preguiçoso e procure no google.
Agradeço a gentileza de me levar de Buga, mas não fico bem com a minha consciência por a ter de pedir emprestada ao seu irmão.

Amigos, eu quando souber onde é aviso. Aveiro não. Tem muitas pontes baixas, e depois a minha companhia de barco que tanto me ameaça pode não passar bem com a cabeça.

Anónimo disse...

ohhh amigos eu também quero ir, mas adoraria a companhia da inimitável LEO, qu hoje estava deslubrante por sinal!!!
Será que a dra Leo faz um break do seu fiel e-dr, deputados e outros dirigentes, de quem ela tanto gosta???