quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Direito de Resposta 2

http://www.uinternacional.pt/CartaAntigosAlunos.pdf

Carta Aberta ao Excelentíssimo Senhor Reitor da Instituição até aos nossos dias conhecida como “Universidade Internacional da Figueira da Foz” Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça António Quirino Duarte Soares.

Anuncia V. Ex.ª que, no passado dia 20 do passado mês de Julho de 2007, foi empossado como Reitor dessa “Universidade”. Isso é um facto para todos nós conhecido e que este nosso espaço deu o devido destaque… O que nos apraz registar é o facto de o Sr. / Dr. (riscar o que não interessa) Javier de Vigo ter novamente reconquistado o título académico! Depois de meses e meses de tratamento pelo primeiro nome ou por senhor, eis que tão ilustre figura tem novamente o “Dr.” mágico antes do nome castelhano…

O Excelentíssimo refere ainda que vive uma hora difícil, na curta vida da instituição, permita-nos V. Ex.ª discordar de tal, pois não se trata de uma hora, trata-se de muitos dias, meses e anos em que alunos docentes e funcionários vivem em permanente dúvida, por atropelos vários a diversas normas e regulamentos. Quanto a vida curta… A nós parece-nos bem comprida, aliás não sabemos como foi possível sustentar esta situação ao longo de vários anos!

V.Ex.ª refere-se ainda ao orgulho que sentimos na formação em tal espaço e a mística que envolve esta Instituição… Como a tomada de posse é bem recente perdoamos este erro de adjectivação, é que para nós o correcto seria outro… Vergonha por ver o nosso esforço ir por água abaixo por uma gestão danosa, vergonha por ver o sorriso que nos fazem nas entrevistas de emprego quando vêm o local onde nos formámos, vergonha por os nossos cursos serem classificados anos a fio no fim das tabelas de classificação do ensino superior, vergonha por só sermos falados pela imprensa pelos piores motivos, vergonha por sentirmos que o que pagámos para formação não passou de um saque, vergonha por termos colegas que se formaram sem terem efectuado qualquer esforço…

Quando V.Ex.ª se refere ao regresso ao passado, permita-nos discordar de tal e recordar o dito que ensina que “águas passadas não movem moinhos”. O que de bom existia, já foi destruído… A carne já cá não está, apenas restam os ossos…

Novos Cursos? Aos anos que estão a trabalhar neles… Onde está a competência na execução destes trabalhos? Quem ainda acredita na viabilidade destas novas formações?

Por fim, o Excelentíssimo refere que o novo ano trará novidades, pois parece que sim, mas as novidades passarão pela conclusão do processo iniciado em 25 de Maio do corrente, não se esqueça V.Ex.ª que as novas vagas não estão aprovadas pelo Ministério…

Saudações Académicas,

éFe éLe Bê

5 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, quando é que sai a decisão final sobre se o estaminé fecha ou não fecha (ainda)?

Anónimo disse...

a uiff nao vai fechar,e esta c um corpo docente de gabarito,sabera o sr flb incognito cobarde(riscar o q nao interessa...) quem é o Prof. Doutor Figueiredo Dias?pois é é o nosso docente de penal para 2007/2008,informaçao confirmada!é uma referencia do penal nao nacional mas internacional entre outros,flb e forasteiro é melhor pedirem para cagar e sairem enquanto é tempo o perom e companhia estao de parabens e vc metas a viola no saco,broches

Anónimo disse...

Ah vem o Prof. F. Dias? É por causa das irregularidades com Penal este semestre??? Varias pautas saidas, notas alteradas, essas coisas pouco claras - que só existem em Universidades a brincar - e que fizeram com o que o Ministro Gago mandasse fechar a coisa? Se é por isso fazem bem. Pena que tarde.
Nem com a ameaça de fecho iminente evitam a bandalheira, a confusão e as ilegalidades. Decididamente não têm vida para isso. Mas merecem andar a cair aos poucos.

Anónimo disse...

eheh está msm desesperadinho forasteiro,acredita nao vales nada,e digo isto pq alg te tem q dizer e como tu além da tua mao p bateres umAS nao tens ngm,tenho de ser eu a encarregar-me disso

Anónimo disse...

Bem, uma coisa é certa: se estao a espera que todos os profes jubilem em coimbra para os contratarem, lá para o ano 2215 conseguem cumprir o que o Ministro quer. Para o Pedro Gonçalves jubilar, por exemplo, devem faltar uns 40 anos. Mas não desistam!
Obrigado anónimo: eu acredito no que tu me aconselhas de não valer nada. O que serei sem ti,meu Deus, meu Guia,minha Luz, minha Estrela de David, meu Mestre! A propósito de Mestre, já aprovaram o 2º Ciclo de Civil? Olha que o Prof DOutor Eng Gago da tau tau!