quinta-feira, 15 de maio de 2008

A Mensagem

(Clique na foto para aumentar)

Não estejam confusos os nossos leitores, não pretendemos aqui falar de Fernando Pessoa, famoso pelos seus heterónimos, vamos sim escalpelizar antes uma mensagem de uma não menos importante personalidade que, tal como o famoso escritor, também se parece dividir em múltiplas personalidades e tarefas.

Saudamos desde já a palavra inicial, não há nada como mostrar abertura, apesar de isso poder soar mal quando se trata de elementos do sexo feminino… Isto é, se for a Dr.ª Nelinha Leite a futura Presidente do espaço político do autor da mensagem, temos a certeza que nunca irá mostrar abertura como o Sr. Lídio (Dr.)… Outro facto digno de destaque é a adopção da nomenclatura do velho líder, a famosa expressão Pê Pê Dê / Pê éSe Dê, pelo menos o Sr. Lídio (Dr.) não foi tão radical como o outro que até copiou o penteado!

Linda também é a imagem de duas linhas longitudinais a atravessar de forma paralela o mapa concelhio, mas e os limites transversais? Buarcos ou Maiorca certamente que também gostariam de ser citadas em tão importante documento de abertura, ou até a pequena, mas agora cosmopolita Brenha, local de eventos tão importantes, não seria merecedora de uma referência?

Quanto ao facto de o vento levar palavras as palavras, nada temos a acrescentar, apenas lamentamos que o mesmo vento não leve também alguns acentos como é o caso do “fizémos”… Talvez se trate de um defeito de uma formação com passagem pelo exterior…

Afirmam ainda ter um compromisso para o próximo ano e apesar de afirmarem que este é com todos, esperamos sinceramente que nos isentem do mesmo, mas atendendo também ao que diz o povo (o povo não fala só de vento e palavras…) é que compromissos ocultos entre elementos do poder autárquico e interesses particulares são comuns neste nosso [por favor, não incluir o Sr. / Dr. (riscar o que não interessa) Javier de Vigo…] pequeno rectângulo junto ao Atlântico, será também este o caso?

Palavras, leva-as o vento e mentirosos quem os levará?

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acho que a mensagem para ficar totalmente bem escrita seria:

"Abrimos neste nosso aniversario este espaço, da nossa comunicação, como forma de dar a conhecer este nosso ppd/psd da nossa terra, com as nossas propostas e o trabalho que nós vamos desenvolvendo, mas também para nós ouvirmos e nós melhor percerbermos os anseios e as necessidades de todos os nossos figueirenses. Nós abrimos uma porta que vai estar permanentemente aberta para todos os que sentem o seu e o nosso concelho, da nossa marinha das ondas ao nosso Bom Sucesso, da nossa Borda do Campo à nossa Ferreira à Nova para que possam aqui entrar e aqui encontras as vossas e as nossas respostas".

Pontos, leva-os o vento. Se conseguiram ler o primeiro parágrafo sem morrer asfixiados pela falta de pontuação, podem continuar. Aqui vai:

"Palavras, leva-as o nosso vento e os nossos compromissos assumidos têm, em tempo útil de ser por nós cumpridos. Nós afirmámos, no dia 1 de Março, que constituiríamos um Conselho de Opinião nosso. Isso já nós o fizémos, com um conjunto de personalidades nossas que nos honram e que, pelo seu e nosso prestígio, nos exigem uma maior responsabilidade, rigor e competência na nossa actuação.

Afirmámos nós que constituiríamos um Gabinete Juridico nosso, de apoio aos nossos autarcas. Apresentamo-lo nós hoje, bem como a nossa definição e o nosso responsável pelo nosso Centro de Documentação.

Temos nós um outro compromisso: Ganhar as nossas Autárquicas de 2009.

Para esse, pelo nosso concelho da nossa Figueira da Foz, eu conto com todos nós e vós, sem excepção.


O nosso Presidente

Nosso, vosso, e de quem o apanhar,e-dr"


Temos líder. Quem escreve assim não é gago, ou melhor, não sofre de tendinite. FIZÉMOS, repito, FIZÉMOS um enorme esforço para perceber.